sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Resenha - Oliver Twist de Charles Dickens

Postado por Unknown às 20:25
Olá leitores!
Hoje irei falar do livro Oliver Twist do escritor inglês Charles Dickens. O que posso dizer é que como clássico, o livro promete sim uma leitura de qualidade, mas cabe a nós gostarmos ou não, e eu me apaixonei. A obra tem grandes ensinamentos morais e históricos e nos garante momentos de valioso aprendizado e reflexão. O exemplar que tenho, faz parte da Coleção O Prazer da Leitura da Editora Abril que já foi citado aqui nesse post.

Título: Oliver Twist
Autor (a): Charles Dickens
Editora: Abril
Gênero: Romance
Páginas: 188
Avaliação: 


Sinopse: Oliver Twist é uma belíssima história que fala sobre a capacidade humana de superar as grandes dificuldades que a vida nos impõe. Mostra também até que ponto o homem pode chegar, prejudicando o próximo em benefício próprio
Charles Dickens, com sua extraordinária capacidade descritiva, retrata a situação reinante na Londres de 1840.
Em plena Era Vitoriana, Dickens combina imaginação, narração, humor e ironia, numa ácida crítica social dos valores éticos e morais reinantes. Deste cenário emerge Oliver, um menino bom e íntegro.
O livro com personagens marcantes, cada um procurando seu lugar de destaque, lida com situações de sobrevivência, num enredo fascinante. Vibre com Oliver, um menino que, apesar das situações difíceis que enfrenta, permanece sempre puro com uma alma branca como a neve.


[o texto abaixo está recheado de spoilers!]

Oliver Twist é uma história encantadora. Estruturalmente falando, é interessante citar que é dividido em curtos capítulos, que sempre terminam de uma forma que é impossível não querer saber o que está te aguardando no próximo, além disso, a história é adocicada com pitadas de ironia a todo o momento, que dão certa leveza aos momentos de crítica, mas sem deixar de passar a mensagem desejada. O autor usa uma linguagem cativante, que atinge em cheio o público e faz mais do que informar sobre os fatos, ele te insere na história como se você fosse um espectador onisciente e onipresente.

Vamos à história! Oliver Twist é um garoto que se torna órfão logo ao nascer, sua mãe, uma moça com um passado até então desconhecido aparece em um abrigo de pobres, onde dá a luz ao menino e morre em seguida. Oliver cresce nesse ambiente, sendo maltratado como todas as outras crianças de lá. Quando completa nove anos, é levado para trabalhar como aprendiz em uma agência funerária e sofre com as maldades de outro mais velho. Ao se envolver em uma confusão, acaba fugindo e chegando a Londres onde conhece Artful Dodger, que o leva até Fagin, um aliciador de crianças (seus pupilos) e que tenta envenenar Oliver e leva-lo ao submundo do crime, fato realmente existente na sociedade inglesa da época (por volta de 1840).

Logo de cara é envolvido em um roubo e conhece o caráter dos seus mais novos companheiros, porém é totalmente livre de culpa e isso é comprovado com a defesa do Sr. Brownlow no tribunal que iria puni-lo. Esse bondoso homem, acaba por acolhê-lo em seu lar, onde Oliver tem seu primeiro tratamento verdadeiramente carinhoso, porém mais uma vez cai na armadilha da quadrilha de Fagin e é raptado.

Os ladrões usam Oliver para roubar uma mansão, e é nesse ponto que a estória toma um grande rumo. O plano não tem sucesso e o garoto acaba ferido e busca ajuda na própria residência que foi levado para assaltar na noite anterior, entretanto, depois de esclarecidos os acontecimentos, todos acreditam na versão dada por Twist e se inicia uma busca pela prisão dos culpados, o que acaba por revelar todos os segredos que envolvem a vida do menino e de outros personagens.

Por fim, descobre que tudo que lhe acometeu, não foi apenas um simples projeto do destino, mas sim em grande parte, uma tramoia de seu irmão mais velho, um sujeito de péssima índole e que, por ganância, “mexeu os pauzinhos” para manter Oliver longe da herança que também lhe pertencia por direito. Depois dessas revelações o autor nos presenteia com um final feliz, a imposição de castigos aos personagens “maus” e uma felicidade plena aos personagens “bons”, ou seja, a vitória do bem sobre o mal.

A trama é repleta de fios soltos, de personagens que aparentemente são sem importância e que não resultarão em nada além de algumas páginas informativas, porém, no decorrer da estória, o autor une todas as pontas, levando a uma amarração perfeita no final que não deixa de fora o desfecho de nenhum personagem.

Espero que tenham gostado, não deixem de comentar, sua opinião é muito importante para nós!
Beijos ♥



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário vai pra moderação para que percamos nada do que vocês falarem, em breve ele estará aqui!

 

Nosso Varal de Sonhos Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review