segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resenha - Depois daquela viagem de Valéria Piassa Polizzi

Postado por Unknown às 17:29
Olá queridos leitores, hoje vou falar sobre o livro Depois daquele viagem de Valéria Piassa Polizzi. De inicio, o sub titulo Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS, não me atraiu tanto. Na verdade achei que a linguagem do livro não seria tão boa e que não teria uma aproximação tão real do personagem. Mas logo nas primeiras páginas Valéria, com sua doçura e leveza conduz o leitor a sua realidade. A cada capítulo você vai descobrindo mais, aprendendo mais, se comovendo mais e o livro acaba por ser uma excelente e prazerosa leitura.

Título: Depois daquela viagem
Autor (a): Valéria Piassa Polizzi
Editora: Editora Ática
Gênero: Autobiografia
Páginas: 279
Avaliação: 

Sinopse: " No tom coloquial próprio dos jovens, ´Valéria Polizzi´ relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre ´ficar´ ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, ´transei sem camisinha´.Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS. A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo."

Quando ganhei esse livro achei que seria como os outros tantos relatos que já li sobre a AIDS, que era concentrado basicamente em como a doença atinge o sistema imunológico, os remédios, as tentativas com novas drogas. Porém, logo no primeiro capítulo em que a autora revela que foi difícil colocar o que passou em palavras, você tem uma imagem de superação, afinal quantos de nós passamos por momentos ruins? Acredito que a maioria. E agora imagina escrever sobre isso? 

É um relato que expõe todos os sentimentos que Valéria passou quando descobriu a doença, o medo, os tabus com a nova doença, a insegurança de contar aos amigos ou ter um relacionamento. Tudo isso em uma época em que a AIDS era uma doença recém descoberta, e os de usuários de drogas e homossexuais eram as principais vítimas. E no meio disso tudo, o preconceito.

Valéria relata sua vida nos seus detalhes, conta sobre como conheceu o seu ex-namorado ( e que passou a doença para ela), sua viagem para os Estados Unidos e o que aprendeu lá. Mostra como conheceu diferentes pessoas, diferentes culturas, e como se descobriu. 

A leitura é prazerosa, e muito esclarecedora sobre alguns tabus da AIDS que insistem em permanecer. Uma história para se emocionar, um aprendizado sobre a vida.

Até a próxima, Beijinhos.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário vai pra moderação para que percamos nada do que vocês falarem, em breve ele estará aqui!

 

Nosso Varal de Sonhos Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review