sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resenha - Budismo Essencial de Gyomay Kubose

Postado por Unknown às 23:30
Olá queridos leitores, hoje vou falar sobre  Budismo essencial, livro que foi recomendação de um amigo e que apesar de não esperar muita coisa dele acabou me surpreendendo.

Título: Budismo essencial
Autor (a): Gyomay Kubose
Editora: Bodigaya
Gênero: 
Páginas: 130
Avaliação:

Sinopse: "O Reverendo Gyomay Kubose, autor do livro, nasceu nos EUA, mas cresceu no Japão. Tal experiência lhe permitiu escrever uma série de artigos voltados ao público leigo em jornais. Sua capacidade de tratar de temas profundos com um texto muito leve e exemplos práticos, permitem que os curtos capítulos sejam lidos e entendidos rapidamente. É quase que um “Budismo para leigos"



Budismo Essencial trata-se de um livro de fácil linguagem que tenta ensinar os ensinamentos budistas aplicados no nosso dia- a- dia. Pra quem pensa que esse livro é só para budistas ou quem já tem algum conhecimento, está enganado. Peguei nesse livro como uma leiga no assunto, sem noção alguma do budismo. Ele trata assuntos simples (felicidade, sabedoria, liberdade), se baseando naquilo que o budismo emprega e aos poucos vão mergulhando o leitor no universo budista e quando você vê já está entendendo até os termos e palavras mais complicadas, geralmente em outra língua que pode não apresentar um significado tão exato, porém o autor trata de explicá-las de modo simples e prático, com contos e comparações do dia- a - dia.

Confesso que em alguns capítulos eu me senti perdida e fui obrigada a reler, ainda que a linguagem seja esclarecedora fiquei com algumas duvidas.

O livro não foi feito para leitura exclusiva de budistas ou pessoas conhecedoras do assunto e sim para qualquer um, até mesmo aqueles que sigam outra religião, crença, filosofia e afins. São ensinamentos que ultrapassam isso tudo, coisas que devemos saber. Por exemplo, no primeiro capítulo o autor fala da felicidade e como não podemos deixar que ela dependa de um meio externo a não ser nós mesmos. Ou quando, frequentemente, nos comparamos a outras pessoas "Cada um de nós deve ser tão perfeito quanto nos é possível ser." Esse são apenas alguns dos conhecimentos passado pelo livro, quando você termina de ler passa a avaliar a vida de outra forma.

Apesar de tudo isso, se você quer um livro imparcial não vai ter. É óbvio que ele vai tratar de algumas coisas que são da crença budista, quero dizer que além dos ensinamentos que são da crença budista e podemos aplicar no nosso dia a dia por pessoas de qualquer religião e afins o livro traz um pouco de seus dogmas, sua percepção de vida e morte e nesse capítulos depende apenas de quem lê avalia-lo como bom ou ruim de acordo com o que acredita. Porém, achei a linguagem facilitadora e é sim um livro que vale a pena ser lido para aqueles que queiram saber um pouco do budismo.

Até a próxima, beijinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário vai pra moderação para que percamos nada do que vocês falarem, em breve ele estará aqui!

 

Nosso Varal de Sonhos Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review